O Movimento por Democracia e Independência no Sinpeem convida os profissionais em Educação para discutir as eleições municipais e o congresso do Sinpeem deste ano.
Este evento contará com a participação de representantes das candidaturas à prefeitura de São Paulo.
Este evento contará com a participação de representantes das candidaturas à prefeitura de São Paulo.
- Primeira mesa: Eleições 2012 e os rumos da Educação
- Segunda mesa: Congresso do Sinpeem e o sindicato que precisamos
Sábado, 15 de setembro, às 14 horas
EMEI Montese - Rua Domingos de Rogatis, 91 - Jardim da Saúde (altura do nº 1200 da Av. do Cursino)
Quem tem medo de debate político?
ResponderExcluirSobre o cancelamento da atividade Eleições 2012 e os rumos da Educação
O Movimento por democracia e independência no Sinpeem havia marcado para o dia 15/09/2012 a atividade “Eleições 2012 – Os rumos da educação e o Sindicato que precisamos” com duas mesas de discussão: a primeira seria um debate entre representantes dos partidos com candidatos a prefeitura de São Paulo e a segunda seria uma discussão sobre o congresso do Sinpeem.
Após duas semanas visitando colégios e anunciando o evento pela internet, às vésperas de sua realização, a DRE-Ipiranga comunicou a direção da escola que havia cedido o espaço para a realização da atividade sobre um possível processo administrativo caso ocorresse o debate político. Aparentemente, o impedimento do debate ocorreu com base no artigo 73 da lei eleitoral 9.504/97 que diz que espaços e agentes públicos não podem ser utilizados em campanha. Além disso, um dos organizadores da atividade que visitou colégios convidando professores para o debate também recebeu um comunicado cujo teor instava-o a parar imediatamente a divulgação da atividade. Mas desde quando um debate que convidou a todos os partidos políticos com candidatos a prefeito é campanha eleitoral?
Aconteceu algo semelhante na USP nesse mesmo ano e o TJ-SP deu parecer favorável ao debate entre os candidatos a prefeito dentro da universidade, pois como todos os candidatos foram convidados não configurava favorecimento a nenhum. Debate político não é comício!
Diante desse claro ataque àqueles que incitam e promovem o debate político fica a pergunta: quem tem medo de debate político?
O Movimento por Democracia e Independência no Sinpeem acredita que seria tarefa do sindicato promover um debate sobre os projetos para a educação entre todos os candidatos a prefeito para cidade de São Paulo, compromisso que foi reivindicado pela categoria em diversas reuniões de RE's e aceito pelo Sinpeem, mas não cumprido. Devido a inação do sindicato nosso movimento tomou a dianteira e organizou a atividade, de importância óbvia para a categoria, mas por ser considerada ilegal por entes obscuros, esta não pôde ocorrer.
O que está fazendo nosso sindicato que anda tão ocupado que não pode dar atenção as reivindicações da categoria? O que tem ocupado seu tempo por esses últimos meses? A quem tem se dedicado mais do que aos profissionais em educação?